#

Aumento em óbitos fez Conceição da Barra ir a risco moderado, diz coordenadora da Vigilância

Publicado em: 20/10/2020

Compartilhe:


O aumento no número de óbitos em um curto período de tempo, fez com que Conceição da Barra mudasse de classificação, de risco baixo para moderado, conforme o novo mapa apresentado pelo Governo do Estado com validade até domingo (25). A constatação é da coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal Dayane Moraes.
 
“Tivemos um número elevado de óbitos em um curto período de tempo, porém, foram pacientes que já estavam hospitalizados que vieram a falecer. Ainda temos casos ativos, mas o motivo pelo qual o município entra agora no risco moderado é mesmo devido ao aumento de óbitos em relação à quantidade de habitantes” – enfatiza.
 
De acordo com a coordenadora, nesta semana a Secretaria de Saúde atualiza os dados dos pacientes que se encontram em tratamento hospitalar e que devem receber alta por não apresentarem mais sintomas da doença. “Dessa forma, acredito que retornaremos ao risco baixo”, ressalta Dayane.
 
A coordenadora frisou ainda que nesta segunda-feira, equipes da Secretaria de Saúde se reuniam para elaborar as demais medidas de restrições no Município impostas pela classificação de risco moderado. Ela afirmou que uma portaria estava sendo feita para ser apresentada o mais rápido possível. No entanto, até o fechamento desta Reportagem, não houve retorno do Município sobre a conclusão dos trabalhos.
 
RESTRIÇÕES
 
Com novo Mapa de Risco da Covid-19 do Espírito Santo, Conceição da Barra está classificada como risco moderado e terá alterações nos horários de funcionamento do comércio que poderá abrir por até 6 horas por dia, inclusive aos sábados.
 
Restaurantes podem abrir até às 18h, no entanto, os bares deverão ficar fechados. Além das restrições ao comércio, seguem intensificadas as barreiras sanitárias no Município que deverá cumprir todos os protocolos como uso de máscara, distanciamento social e uso de álcool 70%.
 
NÚMEROS DA COVID
 
Até esta segunda-feira, Conceição da Barra somava 377 casos positivos de coronavírus acumulados dede o início da pandemia. Desse total, 337 pessoas obtiveram diagnóstico de cura. São 20 casos ativos do vírus no Município, que tem 20 mortes.

Fonte: TC Online