O texto que segue agora para promulgação reduz jornada de trabalho para 40 horas semanais. Veja o que vai mudar
O Senado Federal aprovou proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com a escala 6×1 na noite desta quarta-feira (14). A medida foi aprovada por 75 votos contra um.
A proposta reduz a carga horária semanal de 44 para 40 horas e determina o mínimo de dois dias de folga na semana, um deles preferencialmente no domingo. O texto vai à promulgação.

Nos dois turnos, a PEC foi aprovada por 75 x 1 – eram necessários pelo menos 49 votos. O único parlamentar a ser contra a proposta foi o senador e ex-vice presidente da república, Hamilton Mourão (Republicanos).
A votação contou com o apoio do senador Flávio Bolsonaro (PL), em meio à disputa eleitoral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – embora integrantes do partido do filho de Jair Bolsonaro já defendam a aprovação do pagamento por horas trabalhadas em 2027.
Só três senadores não marcaram presença no primeiro turno da sessão: Ciro Nogueira (PP-PI), Márcio Bittar (PL-AC) e Rogério Marinho (PL-RN), coordenador da campanha do senador à Presidência e autor da PEC que prevê o modelo de remuneração por hora trabalhada Para o segundo turno, Ciro Nogueira marcou presença.
O relator da PEC, senador Omar Aziz (PSD-AM), rejeitou emenda do senador Oriovisto Guimarães (PSDB-PR), que buscava manter a carga horária semanal de categorias que já têm jornadas especiais de 40 horas ou menos, redistribuindo as horas em outros dias para acomodar as duas folgas.
Os três senadores capixabas: Fabiano Contarato (PT), Magno Malta (PL) e Marcos do Val (Avante) votaram favoravelmente à PEC.
Em entrevista ao Folha Vitória um dia antes da votação, os três parlamentares confirmaram que eram favoráveis à medida.
A PEC reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, com limite de oito horas diárias, e assegura dois dias de repouso semanal remunerado, um dos quais preferencialmente aos domingos.
A proposta também estabelece que a implementação da medida nos contratos ocorrerá sem redução salarial.
A proposta permite que uma lei complementar institua medidas transitórias de mitigação de impactos em favor dos microempreendedores individuais, das microempresas, e das empresas de pequeno porte, condicionadas à manutenção dos níveis de emprego.
Segundo a PEC, após dois meses da publicação da emenda, a duração do trabalho normal não poderá exceder 42 horas. Após um ano, a jornada cai para 40 horas.