A Prefeitura de Nova Venécia, por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação, realiza nesta segunda-feira (03), o Dia D Cultura e Educação, programação especial que marca a entrega da reforma geral da Biblioteca Municipal Dr. Eduardo Durão Cunha. As atividades são voltadas aos alunos da Rede Municipal de Ensino e celebram a revitalização de um dos principais espaços de incentivo à leitura, ao conhecimento e à cultura do município.
Além da reforma geral, a Biblioteca Municipal também foi climatizada com aparelhos de ar-condicionado, proporcionando mais conforto e bem-estar aos estudantes, servidores e demais usuários que frequentam o espaço. A melhoria reforça o compromisso da administração municipal com a oferta de um ambiente mais acolhedor, moderno e adequado para as atividades de leitura, pesquisa e aprendizagem.
Programação do Dia D
A programação tem início às 8 horas, com contação de histórias, conduzida pela bibliotecária Bel e Irene Pianissola. Às 10 horas, os estudantes acompanham uma apresentação de Dança Maranhense – Carimbó, com a professora Serena. Na sequência, às 10h30, Roda de Capoeira, destacando a riqueza da cultura popular brasileira.
Após uma pausa para o almoço, as atividades retornam às 13h30 com apresentação de Música Clássica, protagonizada pelo músico Gidean, do projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e membros do Carnevale di Venezia.
Às 15 horas, é a vez da Banda Marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlene Geraldo, regida pelo maestro Mateus Bonifácio, encantar o público com uma apresentação especial.
Solenidade
Encerrando a programação, acontece o ato solene de entrega da reforma da Biblioteca Municipal, com pronunciamento de autoridades municipais e o “Abraço Simbólico na Biblioteca”, momento que marca oficialmente a reinauguração do espaço.
O Dia D Cultura e Educação é mais uma ação integrada entre as secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Educação, evidenciando a importância da Biblioteca Municipal como espaço de formação, incentivo à leitura, desenvolvimento cultural e construção da cidadania para crianças, jovens e toda a comunidade veneciana.