
Aviso de perigo potencial é válido até a noite de terça-feira (03) e prevê rajadas de vento e risco de alagamentos
O Instituto Nacional de Meteorologia renovou o alerta amarelo — que indica perigo potencial — para ocorrência de chuvas intensas em 13 municípios da região Norte do Espírito Santo. O aviso é válido até as 23h59 desta terça-feira (03).
De acordo com o órgão, as cidades sob alerta podem registrar volume de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia. Também há previsão de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h.
Apesar de o risco ser considerado baixo, o instituto alerta para possibilidade de cortes pontuais no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e incidência de descargas elétricas.
Municípios em alerta
Estão incluídas no aviso as seguintes cidades:
-
Água Doce do Norte
-
Barra de São Francisco
-
Boa Esperança
-
Conceição da Barra
-
Ecoporanga
-
Montanha
-
Mucurici
-
Nova Venécia
-
Pedro Canário
-
Pinheiros
-
Ponto Belo
-
São Mateus
-
Vila Pavão
Recomendações à população
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população evite se abrigar debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade.
Outra recomendação é não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período de instabilidade.
Em situações de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Previsão do tempo para os próximos dias no ES
Terça-feira (03)
A atuação de um sistema de alta pressão mantém o tempo aberto em todo o Espírito Santo. Não há previsão de chuva no Estado. As temperaturas máximas seguem em elevação, e os ventos sopram de forma fraca a moderada no litoral sul e na Grande Vitória.
Quarta-feira (04)
A umidade trazida pelos ventos costeiros pode provocar chuva rápida entre a madrugada e a manhã no litoral norte. Nos demais períodos, o tempo permanece aberto.
Nas outras regiões capixabas, o predomínio é de poucas nuvens e ausência de chuva. As temperaturas continuam em alta, com ventos fracos no litoral.
Quinta-feira (05)
A previsão indica chuva na madrugada e pela manhã no litoral norte, com abertura de sol ao longo do dia.
No restante do norte do Estado, há possibilidade de chuva isolada, exceto no sul da Região Noroeste. Nas demais áreas, incluindo a Grande Vitória, não há previsão de precipitação. As temperaturas mínimas sobem levemente.
Sexta-feira (06)
A instabilidade persiste em parte do território capixaba. O litoral norte pode registrar chuva na madrugada e pela manhã.
No interior da região norte e no leste da Região Serrana, há chance de pancadas isoladas, com possibilidade de trovoadas no leste serrano. Nas demais regiões, inclusive na Grande Vitória, o tempo segue firme. As temperaturas mínimas continuam em discreta elevação, e os ventos sopram fracos.
Fonte: noroeste news