
No terceiro ano de execução, o Projeto Arranjos Produtivos, desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), inicia uma nova etapa com foco no mercado de crédito de carbono. A iniciativa amplia seu alcance e passa a orientar agricultores familiares sobre como transformar práticas sustentáveis em geração de renda, aliando preservação ambiental e fortalecimento da economia rural.
Lançado com a proposta de incentivar a diversificação produtiva e oferecer suporte técnico aos pequenos produtores, o projeto entra agora na sua terceira fase priorizando a capacitação para elaboração de projetos que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. A meta é preparar os agricultores para acessar o mercado verde de forma segura e consciente, evitando intermediários que possam comprometer os ganhos dos produtores.
Segundo o presidente da Ales, Marcelo Santos, a inclusão do crédito de carbono no escopo do programa atende a uma demanda real do campo. Ele destaca que o crescimento do projeto se deve à escuta ativa das comunidades rurais e ao investimento em qualificação técnica, garantindo que os agricultores tenham autonomia para negociar seus ativos ambientais.
Desde o ano passado, o tema vem sendo apresentado em seminários e encontros realizados em municípios como Jerônimo Monteiro, Anchieta, Conceição do Castelo, São Domingos do Norte, Nova Venécia, Jaguaré e Conceição da Barra.
Em 2026, o Arranjos Produtivos foi ampliado e passa a abranger 35 municípios capixabas, consolidando sua presença nas regiões do Estado.
A orientação técnica é um dos pilares dessa nova fase. Para ingressar no mercado de créditos de carbono, o produtor precisa, por exemplo, possuir Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e comprovar que não realizou queimadas nos últimos cinco anos. Práticas como manejo sustentável do solo e projetos de reflorestamento podem gerar certificações que resultam em remuneração anual.
A secretária da Casa dos Municípios da Ales, Joelma Costalonga, anunciou ainda a formação de novos técnicos para fortalecer o suporte oferecido aos agricultores. "A proposta é assegurar que homens e mulheres do campo tenham acesso direto às informações e aos benefícios financeiros proporcionados pelo crédito de carbono."
Com essa nova etapa, o Arranjos Produtivos reforça seu compromisso de modernizar a agricultura familiar capixaba, inserindo o pequeno produtor em um mercado global em expansão e transformando sustentabilidade em oportunidade concreta de renda no campo.
Fonte: noroeste news