
O Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, em Vitória, iniciou o ano de 2026 com mais um motivo para comemorar: a inauguração de uma nova sala cirúrgica e o registro de 1.428 procedimentos cirúrgicos realizados em dezembro de 2025, marcando um novo recorde mensal de cirurgias na unidade.
A nova sala, inaugurada no pronto-socorro do hospital, foi um dos principais fatores que possibilitaram o aumento da capacidade de atendimento, permitindo a realização de mais procedimentos simultâneos com segurança e rapidez.
“Atingimos esse resultado extraordinário graças às melhorias contínuas em nossos processos, com destaque para o aperfeiçoamento do pré-operatório dos pacientes, a otimização do mapa cirúrgico e o escalamento eficiente das equipes. A chegada da nova sala cirúrgica veio contribuir para que mais procedimentos sejam realizados simultaneamente, de forma rápida e segura”, explicou o gerente do centro cirúrgico, Douglas Inácio.
O resultado de dezembro superou o recorde anterior, registrado em outubro de 2025, quando foram contabilizados 1.355 cirurgias.
Para a diretora-geral do hospital, Cynthia Milanez, os números refletem o comprometimento e a dedicação de toda a equipe:
“Esse resultado é fruto do compromisso, da competência e da dedicação de cada profissional que, todos os dias, enfrenta desafios com excelência e humanidade. Quando o trabalho em equipe é movido por propósito, os resultados superam qualquer expectativa. Parabéns a todos por essa vitória coletiva, em que o maior beneficiado sem dúvida é o paciente e a saúde dos capixabas”, destacou.
Segundo a direção, desde que a Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes) assumiu a gestão do Hospital São Lucas, em dezembro de 2020, a produção do centro cirúrgico cresceu mais de 120%, passando de aproximadamente 6.298 cirurgias por ano para mais de 13.857 procedimentos realizados em 2025.
O hospital é referência para atendimento de urgência, emergência e trauma em média e alta complexidade no Espírito Santo, atuando em diversas especialidades cirúrgicas e clínicas.
Esta conquista evidencia a capacidade de ampliação dos serviços de saúde pública no estado e o esforço para reduzir filas e ampliar o acesso a procedimentos cirúrgicos para a população capixaba.