#

Novo centro cirúrgico do Hospital Roberto Silvares completa um ano ampliando assistência cirúrgica no Norte do ES

Publicado em: 09/01/2026

Compartilhe:


Estrutura inaugurada em São Mateus com cinco salas modernas aumentou capacidade de procedimentos e ampliou oferta de serviços complexos pelo SUS

O novo centro cirúrgico do Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), em São Mateus, completa um ano de funcionamento nesta sexta-feira (09). Desde a sua inauguração, a estrutura ampliada tem potencializado a capacidade de realização de procedimentos cirúrgicos e fortalecido a assistência à saúde de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Norte do Espírito Santo.

A área construída de 1.193 metros quadrados, equipada com tecnologia e aparelhos de última geração, passou a atender diversos tipos de cirurgia, incluindo eletivas e de urgência. Com a ampliação, o hospital passou a realizar procedimentos mais complexos, como bariátrica e artroplastias, além de intervenções ortopédicas e vasculares, entre outras especialidades.

Segundo o diretor-geral do HRAS, André Fagundes, a nova estrutura permite oferecer tratamentos que antes exigiam deslocamento para outras cidades.

“Realizamos também cirurgias de vesícula e bariátrica de forma menos invasiva, sem grandes incisões abdominais. O paciente faz o procedimento num dia e no outro já vai para casa. Assim, a resolutividade e a resposta na recuperação são bem melhores”, destacou o diretor.

A unidade dispõe de cinco salas cirúrgicas de grande porte, cada uma com cerca de 36 metros quadrados, além de sala de recuperação pós-anestésica com oito leitos, área de preparo para pacientes, sala de acolhimento de familiares, espaço de repouso para equipes e Central de Material Esterilizado equipada para garantir segurança e qualidade nos procedimentos.

Durante o primeiro ano de funcionamento, a estrutura também possibilitou a realização de procedimentos inovadores. Uma paciente de 105 anos foi atendida recentemente, evidenciando a agilidade e capacidade de resposta do hospital às demandas locais.

Além disso, a ampliação da assistência contribuiu para fortalecer ações de captação de órgãos e tecidos para transplantes, com registros importantes ao longo de 2025.

Desde a sua inauguração, o novo centro cirúrgico tem sido um pilar estratégico no fortalecimento da assistência cirúrgica e da qualificação do atendimento pelo SUS, refletindo avanços na oferta de serviços especializados para a população de São Mateus e dos municípios da região Norte do Estado.


Fonte: PORTAL PONTO 03