
Um adolescente de 15 anos é apontado como responsável por planejar a morte do próprio pai e do tio, que tentavam afastá-lo do tráfico de drogas, no município de Viana, na Região Metropolitana de Vitória. O crime aconteceu em agosto do ano passado e resultou na morte do tio, de 33 anos, enquanto o pai, de 36 anos, sobreviveu após ser baleado. Ao todo, sete pessoas foram presas.
De acordo com a investigação, o adolescente repassou aos traficantes a localização do pai e do tio. O tio foi atingido por disparos nas costas em frente a uma igreja evangélica, enquanto estava na garupa da motocicleta conduzida pelo irmão, pai do menor. O pai também foi baleado durante o ataque, mas conseguiu escapar com vida.
Os nomes das vítimas não são divulgados para evitar a identificação dos adolescentes envolvidos, conforme determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Segundo a chefe da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Viana, delegada Suzana Garcia, o ataque ocorreu quando pai e tio foram até uma boca de fumo para buscar dois adolescentes, de 13 e 15 anos, que estavam envolvidos com o tráfico.
“Pai e tio tentavam convencer os jovens a abandonar o tráfico de drogas e chegaram a negociar o pagamento de uma dívida para garantir a saída deles do local”, explicou a delegada.
Ainda conforme a investigação, os familiares prometeram pagar uma dívida de R$ 2 mil que os adolescentes tinham com traficantes, com o objetivo de retirá-los do bairro Vila Bethânia. O adolescente mais novo aceitou sair, mas o de 15 anos decidiu permanecer, afirmando que sairia depois. Em seguida, ele procurou os traficantes e ajudou a planejar o ataque contra os familiares.
A Polícia Civil concluiu que sete homens participaram diretamente do atentado e foram denunciados pelo Ministério Público. São eles:
Edilson Afonso de Oliveira Junior (23 anos): apontado como chefe do grupo e mandante do ataque;
Daniel Amorim Prata (24 anos): executor e responsável pela cobrança do tráfico, também em posição de liderança;
Jeferson Vergueiro Rodrigues (23 anos): executor, com função operacional e apoio logístico;
Robert Pedrete Gomes (23 anos): executor;
Lucas Rasfascki Mendonça (20 anos): motorista responsável por auxiliar na fuga;
Angelo Pereira Passos (23 anos): comparsa, estava no veículo durante a ação;
Breno Henrique Garcia de Oliveira (21 anos): responsável por guardar as armas utilizadas.
Todos vão responder por homicídio consumado, tentativa de homicídio, organização criminosa, associação para o tráfico de drogas e corrupção de menores.
O adolescente de 15 anos responderá por atos infracionais análogos aos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, organização criminosa e associação para o tráfico, exceto corrupção de menores. O caso segue acompanhado pelo sistema de Justiça.