
Em janeiro, o Exame Nacional do Ensino Médio e outros vestibulares divulgam os resultados e as listas de aprovados em faculdades
O começo do ano é um período muito aguardado por milhões de estudantes brasileiros. O motivo? É em janeiro que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares costumam divulgar os resultados das provas e a lista de aprovados nas faculdades. A seguir, veja várias datas importantes para ficar atento nas próximas semanas.
Enem
O resultado individual do Enem 2025, com as notas de cada área do conhecimento e da redação, será divulgado neste mês. A data exata ainda não foi informada, mas o ministro da Educação, Camilo Santana, disse no fim do ano passado que as notas saem em janeiro. Geralmente, o resultado é divulgado até a primeira quinzena do mês e os candidatos poderão consultar na Página do Participante.
O Enem 2025 foi aplicado nos dias 9 e 16 de novembro. Os candidatos responderam questões de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além de escreverem uma redação com o tema "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira". Os gabaritos oficiais, com algumas questões anuladas, foram disponibilizados dias após as provas.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), a edição foi realizada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que aconteceu na região no período da aplicação regular do exame.
Sisu, ProUni e Fies
As notas individuais do Enem 2025 podem ser usadas para tentar uma vaga no ensino superior do País, por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O Sisu 2026 ofertará 274,8 mil vagas em 7.388 cursos de 136 instituições públicas de todo o País. A edição contará com uma novidade: os candidatos poderão usar os resultados das três últimas edições do Enem -- 2023, 2024 e 2025 -- para se inscrever. A seleção levará em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante tenha tirado nota superior a zero na redação e não tenha sido inscrito como treineiro.
As inscrições do Sisu ficarão abertas de 19 a 23 de janeiro de 2026, exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Quem não for selecionado poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
As datas de inscrições dos outros programas ainda não foram informadas pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, no caso ProUni, é comum abrirem ainda em janeiro, enquanto as inscrições do Fies geralmente ficam abertas em fevereiro.
Fonte: noroeste news