Os VCANs atuam nos níveis mais elevados da atmosfera, geralmente entre 300 e 250 hPa. Por se tratarem de sistemas de baixa pressão em altos níveis, apresentam comportamento distinto em suas diferentes regiões: no centro do vórtice, predomina movimento descendente do ar, o que dificulta a formação de nuvens e reduz a ocorrência de precipitação. Em contrapartida, nas bordas do sistema, há movimento ascendente do ar, favorecendo o desenvolvimento de nebulosidade e a ocorrência de chuvas, que podem ser localmente intensas.
Quando um VCAN se posiciona sobre o Brasil Central, ele tende a dificultar o avanço de sistemas frontais, que acabam ficando restritos à Região Sul. Nessa configuração, observa-se também o deslocamento das áreas de maior instabilidade para o oeste e o norte do país, onde o transporte de umidade e a divergência em altos níveis favorecem a formação de chuva.
Onda de calor atinge o Sul, Sudeste e o Centro-Oeste
O padrão de bloqueio atmosférico será configurado entre este domingo (21) e o Natal, quarta-feira (25). As chuvas se mantêm intensas e com elevado potencial para transtornos até o fim de semana no Rio Grande do Sul e nos extremos sul e oeste de Santa Catarina. A porção oeste e norte da Região Norte, e o norte do Centro-Oeste também continuam com chuvas intensas e tempestades.

Já as demais áreas de Santa Catarina, o Paraná, todo o Sudeste e o restante do Centro-Oeste, bem como praticamente todo o Nordeste, têm previsão de tempo firme e de muito calor.
Mesmo com temperaturas próximas dos 40°C no interior do Nordeste, não há a configuração de onda de calor, uma vez que tal fenômeno necessita da média de 5 dias com temperaturas acima de 3°C. Essa condição acontece no centro-leste de Santa Catarina, do Paraná, em praticamente todo o estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, na região do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, e no centro e leste do Mato Grosso do Sul.

Os dias mais quentes da semana serão os dias 24 e 25 de dezembro, com o Brasil sendo o país com as maiores temperaturas do globo. Em várias localidades as temperaturas ficam acima dos 35°C, chegando aos 39°C. A sensação térmica pode ficar até 5°C acima, passando dos 40°C. Essa condição mais extrema está prevista para o norte de Santa Catarina, para o litoral do Paraná, leste de São Paulo, principalmente para o sul, interior paulista, Rio de Janeiro, nordeste do Mato Grosso do Sul e na Região Nordeste na porção entre os estados de Pernambuco, da Paraíba, do rio Grande do Norte e do Ceará.