
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Espírito Santo intensifica neste mês as estratégias de prevenção e combate ao HIV/Aids, em adesão à campanha nacional Dezembro Vermelho. O foco das ações está na ampliação do acesso à prevenção combinada, que inclui a testagem, o diagnóstico precoce e a disponibilização de medicamentos preventivos e de tratamento.
O estado tem focado em estratégias inovadoras para atingir as metas de controle da epidemia, como a Prevenção Combinada, que utiliza simultaneamente diferentes abordagens (biomédicas, comportamentais e sociais) para evitar a transmissão do HIV, das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e das hepatites virais.
Entre as principais estratégias intensificadas pela Sesa está a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). O medicamento, que impede o HIV de se estabelecer no corpo, é uma das ferramentas biomédicas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo.
Além disso, a Sesa busca qualificar a oferta do diagnóstico com o uso da Tecnologia 4-2-1. Esta metodologia permite a realização de testes rápidos para quatro infecções em apenas uma coleta: HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O resultado rápido é essencial para o início imediato do tratamento, interrompendo a cadeia de transmissão.
A Sesa reforça que o diagnóstico precoce é vital para o sucesso do tratamento e a melhoria da qualidade de vida da pessoa que vive com HIV. A detecção da infecção o mais cedo possível permite o início imediato da terapia antirretroviral, que leva à indetectabilidade viral. Quando a carga viral é indetectável, o vírus não é transmitido por via sexual, conforme o conceito “Indetectável = Intransmissível” (I=I).
O órgão orienta a população a procurar os serviços de saúde para realizar os testes rápidos de forma gratuita e sigilosa.