A semana começou com chuva intensa em todos os estados do Sudeste. No litoral paulista, os acumulados chegaram a 200 mm em 24 horas. Nesta terça-feira (25), o Espírito Santo está em alerta para temporais, incluindo a Grande Vitória, com risco de alagamentos e deslizamentos.
No norte e leste de Minas Gerais, especialmente nos Vales do Rio Doce e Jequitinhonha, também há previsão de chuva forte. O Rio de Janeiro registra temporais no Norte e Noroeste fluminense, além de pancadas moderadas no Grande Rio e na região serrana.
Em São Paulo, o litoral ainda pode ter chuva moderada, mas menos volumosa. Na Grande São Paulo, a previsão é de nebulosidade e chuviscos, enquanto o interior já volta a ter sol e tempo seco.
A instabilidade é causada pela formação de um ciclone extratropical entre as costas paulista e fluminense, acompanhado de uma frente fria que avança em direção ao Espírito Santo e ao norte mineiro.
A Marinha do Brasil alerta para ressaca: ondas de até 3 m entre Cananéia e Ilhabela (SP) até a noite desta terça, e entre Angra dos Reis e Campos (RJ) até a manhã de quarta.
A partir de quarta-feira, o sol retorna à maior parte da região, mas o litoral do Espírito Santo ainda pode ter chuva fraca.