
O Dia Nacional do Doador de Sangue será marcado, nesta terça-feira (25), por homenagens emocionantes no Hemoes, em Vitória. Entre os reconhecidos, está o aposentado Carlos Alberto Almeida, de 70 anos, que há mais de cinco décadas dedica parte da vida a salvar outras. Com aproximadamente 64 doações, ele ajudou a beneficiar diretamente cerca de 256 pessoas.
“Eu ganhei muito mais do que dei em doação. Meu conselho é: ajude ao próximo, doe sangue”, afirmou Carlos, ressaltando que as doações contribuíram também para sua própria saúde. Ele conta que fez a primeira doação aos 21 anos, antes mesmo da existência do Hemoes, quando as coletas eram realizadas diretamente nos hospitais da Grande Vitória.
“Minha saúde vem das doações, que possibilitaram a renovação do meu sangue, e da prática de exercícios físicos. Doar sangue é ter qualidade de vida”, disse.
Entre as histórias que mais o marcaram, ele lembra de um lavrador desesperado que buscava alguém disposto a doar sangue para a esposa.
“Eu pedi o nome dela, fiz a doação e respondi que o meu sangue não tinha preço. Deus me deu o meu sangue para doar, e ele mesmo repôs”, relatou.
Outra homenageada é Esterinha de Jesus Silva, de 69 anos, que desde 2016 doa regularmente. A comemoração terá um sabor especial para ela, que recebe a primeira homenagem em vida.
“Eu tinha muito medo de doar. Achava que ficaria fraca, doente. Vi que não era nada disso. Sinto uma satisfação tão grande que, se pudesse, doaria até o final da minha vida”, disse, lamentando ter atingido a idade limite da doação.
Além de doar, Esterinha também inspira outros a participar: “Meu filho João Paulo, de 34 anos, é um deles”, contou, orgulhosa.
Carlos e Esterinha fazem parte de um universo de mais de 1,3 milhão de doadores ativos no Hemoes.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, ressaltou a importância do gesto:
“Parabenizamos todos os doadores que ajudaram o Hemoes a salvar vidas. Convidamos mais pessoas a viver essa experiência feliz de alimentar a esperança com essa corrente do bem.”
De janeiro a outubro deste ano, o Hemoes recebeu 54.126 candidatos, resultando em 44.421 bolsas de sangue coletadas, capazes de beneficiar cerca de 178 mil pessoas.
A diretora-geral do Hemoes, Marcela Murad, também destacou o impacto positivo das doações:
“Temos muito orgulho do trabalho que entregamos. Isso só é possível porque contamos com doadores comprometidos e uma equipe qualificada, que garante o atendimento de toda a demanda dos hospitais públicos do Estado.”
Para celebrar a data, os hemocentros prepararam atividades especiais:
Vitória
Recepção com café da manhã
Homenagem aos doadores
Animação com personagens e música ao vivo
Participação de alunos de enfermagem
Colatina
Cartões de agradecimento
Decoração temática
Linhares
Café da manhã
Doação em grupo de empresas locais
São Mateus
Ação de doação em Águia Branca
Café da manhã
Doações de grupos de estudantes