
A Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta sexta-feira (14) a Operação Castelo, em São Mateus, no Norte do Espírito Santo. A ação tem como objetivo combater o tráfico de drogas no bairro Residencial Villages, onde estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa originária da Bahia.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações indicaram que criminosos planejavam ameaças contra agentes de segurança pública, em retaliação à morte de um suspeito armado ocorrida no bairro em 16 de outubro deste ano. A resposta policial, segundo a corporação, busca neutralizar movimentações recentes detectadas pelo setor de inteligência.
A operação é coordenada pela Superintendência de Polícia Regional Norte (SPRN) e pela 18ª Delegacia Regional de São Mateus, com apoio do 13º Batalhão da Polícia Militar. Para garantir a saturação da área e a efetividade das medidas judiciais, foi mobilizado um amplo aparato das forças de segurança.
Ao todo, participam 108 agentes, sendo 51 policiais civis, 39 policiais militares e 18 policiais penais. A ação utiliza 31 viaturas e conta ainda com o suporte aéreo de um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer), da Secretaria da Casa Militar.
Até a última atualização, não havia confirmação de prisões ou apreensões de armas, drogas ou outros materiais ilícitos. A operação segue em andamento.