
A mobilização para a criação do contorno de Jaguaré reuniu representantes do poder público e da sociedade civil na última sexta-feira, 07, na Câmara Municipal de Vereadores do município. O encontro, promovido pela Prefeitura Municipal, atraiu representantes de diversas entidades, como Polícia Militar, sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais e Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. O objetivo é unir esforços para viabilizar o projeto.
O contorno tem o objetivo de retirar o fluxo de veículos de outros municípios do Centro da cidade – em especial caminhões e carretas, evitando o trânsito pela Avenida 09 de Agosto. Além do prefeito Marcos Guerra e do diretor-presidente do DER, Freitas, o evento contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, João Vanes dos Santos.
Participaram ainda os vereadores Dunga do São Roque, Carmim Dondoni, Ricardo Barros, Preto Queiroz, Jean Costalonga, Valdecir do Seac, Penha Bettin e Krânio, além do major e comandante da 18ª Companhia Independente, Fabrício Pereia Rocha e o ex-prefeito Evilázio Altoé, entre outras autoridades.

Parceria
O prefeito Marcos Guerra afirmou que o assunto contorno é muito pertinente e de fundamental importância para Jaguaré. “Considerando que a ES 230 vem avançando muito, nós precisamos correr também com o contorno aqui.
Nós já demos ciência ao governador e ao vice-governador Ricardo Ferraço, da necessidade desse serviço e de forma especial ao nosso presidente do DER, importante para essa parceria”, destacou Marcos Guerra.
Desenvolvimento do município
A necessidade do contorno na cidade se deve ao asfaltamento da ES 230 que vem de Vila Valério e vai aumentar muito o fluxo de veículos no Centro, além do desenvolvimento do município nos últimos anos, segundo Freitas.
“Estive observando que o município evoluiu em todos os setores, fruto de uma gestão austera, com rigor, mas uma gestão também de muito resultado. Muito parecido com o nosso Estado. A consequência disso é que Jaguaré ampliou muito a parte habitacional e a produção agrícola, o que faz aumentar o fluxo de veículos aqui em Jaguaré”, afirmou Freitas.
Discutir o traçado desse contorno é de interesse geral da sociedade jaguarense. O encontro entre as lideranças reforçou a importância para que isso seja uma das principais pautas do município. Ainda não existe um projeto para a construção do contorno, mas, já há simulações de trajetos que estão sendo analisados por técnicos e lideranças.