#

Policiais do Departamento de Narcóticos do ES são afastados por suspeita de desvio de drogas para o tráfico

Publicado em: 07/11/2025

Compartilhe:


Operação "Turquia" investiga três policiais civis do DENARC que estariam cooperando com uma facção criminosa da Ilha do Príncipe, em Vitória.

Três policiais civis do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) do Espírito Santo foram afastados de suas funções na manhã desta sexta-feira (7). Eles são suspeitos de desviar drogas apreendidas e repassá-las a traficantes que atuam na Ilha do Príncipe, em Vitória.

Os policiais são alvos da Operação “Turquia”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado (MPES). A operação também visa cumprir dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.

Esquema de Desvio de Entorpecentes

As investigações começaram após a prisão em flagrante de um dos principais líderes do tráfico de drogas na Ilha do Príncipe, em fevereiro de 2024. Com o aprofundamento das apurações, foram encontrados fortes indícios de uma relação ilícita entre o traficante preso e os servidores públicos.

O esquema funcionava da seguinte forma: parte das drogas apreendidas em ações oficiais não seria registrada nos boletins de ocorrência e acabava sendo repassada a intermediários indicados pela própria facção criminosa.

Crimes Investigados

Os policiais são investigados por:

  • Tráfico de drogas
  • Associação para o tráfico
  • Participação em organização criminosa
  • Peculato e Corrupção Passiva

Os traficantes envolvidos podem ser enquadrados por corrupção ativa.

O nome da operação, “Turquia”, faz referência ao codinome “Turco”, utilizado pelo líder criminoso para se referir a um dos policiais investigados, simbolizando a relação de proximidade entre o servidor e o integrante da facção, conforme comunicações interceptadas.

A Polícia Federal ainda não divulgou em quais cidades a operação está sendo executada.


Fonte: PORTAL PONTO 03