
Três policiais civis do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc) do Espírito Santo foram afastados de suas funções na manhã desta sexta-feira (7). Eles são suspeitos de desviar drogas apreendidas e repassá-las a traficantes que atuam na Ilha do Príncipe, em Vitória.
Os policiais são alvos da Operação “Turquia”, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado (MPES). A operação também visa cumprir dois mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão.
As investigações começaram após a prisão em flagrante de um dos principais líderes do tráfico de drogas na Ilha do Príncipe, em fevereiro de 2024. Com o aprofundamento das apurações, foram encontrados fortes indícios de uma relação ilícita entre o traficante preso e os servidores públicos.
O esquema funcionava da seguinte forma: parte das drogas apreendidas em ações oficiais não seria registrada nos boletins de ocorrência e acabava sendo repassada a intermediários indicados pela própria facção criminosa.
Os policiais são investigados por:
Os traficantes envolvidos podem ser enquadrados por corrupção ativa.
O nome da operação, “Turquia”, faz referência ao codinome “Turco”, utilizado pelo líder criminoso para se referir a um dos policiais investigados, simbolizando a relação de proximidade entre o servidor e o integrante da facção, conforme comunicações interceptadas.
A Polícia Federal ainda não divulgou em quais cidades a operação está sendo executada.