
A Polícia Civil (PC) deflagrou na manhã desta quarta-feira (05) a terceira fase da Operação “Fim da Linha”. O objetivo da ação é o cumprimento de 35 mandados de busca e apreensão e 27 mandados de prisão contra integrantes de uma organização criminosa ligada ao Comando Vermelho (CV).
O grupo criminoso, que se autodenomina “Tropa da França”, tem atuação voltada ao tráfico de drogas e está sediado em Fundão, com ramificações nos municípios da Serra, Vila Velha e Colatina.
Até o momento, mais de 10 suspeitos foram presos e armas foram apreendidas.
A operação contou com a participação de 79 policiais civis e 16 policiais militares, além do apoio de diversas divisões especializadas, como a DHPP da Serra e de Vila Velha, a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), o 5º Batalhão da Polícia Militar (PMES) e o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer).
Segundo o superintendente de Polícia Regional Norte, delegado Fabrício Dutra, a ação representa um golpe significativo na estrutura do tráfico de drogas da região.
“A operação atinge toda a hierarquia criminosa do tráfico de drogas em Fundão, alcançando desde os integrantes que atuavam na função de vapor, responsáveis pela venda a varejo, até escoltas, gerentes, chefes e o líder maior do grupo criminoso”, destacou o delegado.
O delegado Leandro Sperandio, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Fundão, confirmou o vínculo da “Tropa da França” com o Comando Vermelho, facção que possui atuação em diferentes regiões do Espírito Santo.
A Operação “Fim da Linha” teve início em abril, quando a polícia apreendeu drogas e armas que estavam escondidas em uma área de mata.
Além de atuarem no tráfico, o grupo tinha outra missão. “Esses indivíduos, através da facção Comando Vermelho, determinaram que agentes públicos fossem assassinados e denunciados de maneira fraudulenta na Corregedoria. A resposta está sendo dada agora com esse trabalho”, afirmou o delegado Fabrício Dutra.