A faixa entre Porto Alegre/RS e Horizontina (noroeste do estado) tem previsão de tempestade severa na tarde desta sexta-feira (7), com descargas elétricas e potencial para queda de granizo.
Algumas regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul vão registrar chuvas isoladas na tarde de sexta-feira. Em São Paulo, o tempo fica fechado durante todo o dia e, no oeste do estado, os ventos chegam a 50 km/h.
No sábado as chuvas diminuem, mas alertas continuam
As chuvas intensas continuam atuando sobre o Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina na madrugada e manhã de sábado (8). A precipitação terá forte intensidade e, com o solo saturado, podem ocorrer diversos transtornos, além de rajadas de vento superiores a 100 km/h atingindo o litoral sul catarinense.

Ao longo do dia, o ciclone se afasta do continente, mas sua frente fria segue atuando sobre outras áreas do Brasil. Desta vez, as chuvas fortes atingem o Paraná, Mato Grosso do Sul e partes de São Paulo. Esses estados ficam em alerta, pois há chances de tempestades isoladas em vários municípios. O tempo permanece encoberto durante todo o dia.
Os volumes previstos de precipitação são muito elevados e há potencial para grandes transtornos. Até o sábado (8) o acumulado de chuva desta semana supera os 200 mm com mais de 50% do volume total previsto concentrado entre sexta-feira (7) e sábado (8), onde ultrapassa 100 mm em diversos pontos do Rio Grande do Sul, estado mais atingido pelas chuvas.
Outros estados também terão chuvas volumosas. Em Santa Catarina, a atenção se volta para a Serra Catarinense, onde o acumulado previsto é próximo de 70 mm. No Paraná e no Mato Grosso do Sul, os maiores volumes devem ocorrer próximos à divisa entre os estados, também superando os 70 mm.