#

Seis funcionários continuam internados após surto no Hospital Santa Rita; Três estão na UTI

Publicado em: 28/10/2025

Compartilhe:


Sesa e Hospital atualizam casos de síndrome respiratória que atingiu 33 trabalhadores e 12 contatos. Investigação descarta vírus e foca em bactérias, fungos e causas ambientais.

Em coletiva de imprensa realizada nesta última segunda-feira (27) na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o secretário Tyago Hoffmann e a infectologista Carolina Salume, do Hospital Santa Rita de Cássia, atualizaram as informações sobre o surto intra-hospitalar que atingiu a unidade.

No total, 33 trabalhadores de uma ala de internação oncológica apresentaram sintomas respiratórios semelhantes aos de uma pneumonia.

Situação atual dos casos (27/10):

  • 6 funcionários permanecem internados, a maioria em hospitais da Grande Vitória, sob isolamento.
  • 3 pacientes estão internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
  • 12 contatos dos funcionários, que apresentaram sintomas, também estão internados e sob monitoramento.
  • Não há novos casos relacionados ao surto desde o último dia 22.

Investigação da Causa

O secretário Tyago Hoffmann informou que a investigação do agente causador deve ser concluída até o final desta semana. Já foram descartadas as possibilidades de vírus como o coronavírus e as influenzas A e B.

“Agora, estamos investigando bactérias e fungos. Os testes estão sendo realizados no Lacen/ES e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com análise para quase 300 patógenos. Também trabalhamos com a hipótese de uma causa ambiental, motivo pelo qual colhemos amostras de superfícies, de água, mobiliário e do sistema de ar-condicionado”, afirmou Hoffmann.

Medidas Adotadas no Hospital

A coordenadora de Controle de Infecção Hospitalar do Santa Rita, Carolina Salume, reforçou que o problema ficou restrito à ala onde o surto foi identificado.

  • A ala de internação e um centro cirúrgico associado estão interditados por precaução.
  • Todos os demais serviços do hospital (cirurgias, exames e tratamentos oncológicos) estão mantidos normalmente.
  • Não há recomendação de uso de máscaras no hospital, pois “as contaminações não ocorreram de pessoa para pessoa”, e não há risco em frequentar o local.

Combate a Fake News e Transparência

O secretário Hoffmann desmentiu boatos que circulam nas redes sociais sobre o caso:

  • Uso de Máscaras em Locais Públicos: É falsa a informação de que há orientação para o uso de máscaras em ônibus próximos ao hospital.
  • Bactéria Legionella spp.: Também é falsa a associação do surto com esta bactéria. “Ainda não há confirmação sobre o agente causador do surto”, enfatizou a infectologista.

A Sesa informou que, a partir desta segunda-feira (27), passará a publicar boletins diários com a atualização do número de pacientes e documentos técnicos sobre o surto. As informações serão divulgadas sempre às 17 horas, no portal oficial da Secretaria, na aba “Informações de Saúde”: https://saude.es.gov.br/surto-hospital-santa-rita.


Fonte: noroeste news