#

TRE/ES realiza cadastramento biométrico em Nova Venécia

Publicado em: 22/10/2025

Compartilhe:


Cadastramento obrigatório será realizado até final de dezembro; Justiça Eleitoral orienta eleitores a anteciparem o cadastramento evitando filas nos últimos dias; saiba como agendar

A 30ª Zona Eleitoral informa que o Cartório Eleitoral de Nova Venécia está realizando cadastramento biométrico obrigatório no município. A iniciativa se estende até o dia 30 de dezembro, mas, a orientação do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/ES é para que os eleitores façam logo a coleta biométrica e evitem as filas e tumultos nos últimos dias de cadastramento.

 
O cartório eleitoral orienta que antes de procurar o Cartório Eleitoral, o eleitor deve acessar o site do TRE/ES para consulta . A consulta é necessária, pois, apenas os eleitores que ainda não coletaram a biometria precisam ir ao cartório. 
 
Para atender a demandas do público que tem limitações em acessar o site do TRE/ES, foi feita uma parceira entre o Cartório Eleitoral e a Secretaria de Assistência de Nova Venécia, que irá auxiliar no agendamento. Quem não tem acesso aos meios digitais, pode procurar a sede da Secretaria de Assistência Social para realizar o agendamento, ou a sede dos CRAS e CREAS.
 
Quem tem acesso a internet pode fazer o agendamento e se dirigir ao Cartório Eleitoral que funciona de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h.
 
 
Benefícios
 
O cadastramento atende todos os eleitores do município oferecendo maior segurança para o eleitor. Além disso, a biometria garante maior comodidade, pois, após realizar o cadastro da digital, o eleitor poderá utilizar o e-Título como documento oficial. A biometria é importante para garantir mais segurança para o processo de votação e tem sido utilizada para obtenção do Selo Ouro na plataforma gov.br e tem servido para a manutenção dos benefícios do INSS.
 
 
Documentos
 
O eleitor deverá comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identificação e comprovante de domicílio, além de CPF e Título de Eleitor, se houver.
 
Exemplos de documentos de identificação:
 
- Carteira de Identidade – RG, desde que não esteja vencida
 
- Carteira de Identidade Nacional – CIN, física ou digital
 
- Carteira de Identidade Militar (CIM), das Forças Armadas, física ou digital
 
- Carteira Profissional (CRM / CRO / OAB / etc) - desde que não esteja vencida
 
- Certificado de Reservista
 
- Certidão de Nascimento ou Casamento
 
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), somente a física
 
- Documento expedido pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI)
 
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) - física ou digital.
 
 
Obs: para o primeiro título de eleitor, os requerentes do gênero masculino nascidos no ano de 2006 precisam apresentar também documento que comprove quitação com o serviço militar.
 
Exemplos de comprovante de domicílio:
 
- Contas de energia, água, telefone
 
- Envelopes de correspondência ou nota fiscal de entrega de mercadoria
 
- Contracheque ou cheque bancário em que constem endereço na circunscrição da zona eleitoral e nome da(o) requerente
 
- Contrato de locação registrado em cartório
 
- Recibo de aluguel ou contrato de locação, ainda que sem registro em cartório, acompanhado de documento que comprove a titularidade do imóvel (conta de energia, água, por exemplo)
 
- Contrato de parceria agrícola, com firmas reconhecidas em cartório
 
- Documento expedido pelo INCRA
 
- Declaração da escola comprovando a matrícula do requerente ou de seu(s) filho(s)
 
- Cartão do SUS, contendo o município de residência do requerente
 
 

Fonte: noroeste news