#

Espírito Santo celebra o Dia Internacional das Mulheres Rurais com o programa ?Elas no Campo e na Pesca?

Publicado em: 15/10/2025

Compartilhe:


Iniciativa da Seag e Incaper visa valorizar o trabalho feminino, fortalecer a autonomia econômica e transformar a realidade de agricultoras e pescadoras capixabas.

Neste 15 de outubro, Dia Internacional das Mulheres Rurais, o Espírito Santo celebra o papel crucial de agricultoras e pescadoras por meio do programa Elas no Campo e na Pesca. Coordenado pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o programa busca promover a visibilidade, valorização e autonomia econômica do trabalho feminino.

O programa, que beneficia mulheres desde 2023, oferece um conjunto de ações que incluem extensão rural, doação de equipamentos, participação em feiras, visitas técnicas e diversas capacitações.

Protagonismo Silencioso e Investimento

O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou o impacto das mulheres na produção de alimentos e o papel transformador do programa.

“Mais da metade dos alimentos que chega à nossa mesa tem a contribuição direta das mulheres. Aqui no Espírito Santo, temos trabalhado para garantir que esse papel seja reconhecido, valorizado e fortalecido. Em 2024, o Elas no Campo apoiou o projeto Mulheres no Café, que promove e valoriza a atuação feminina na cafeicultura capixaba, com investimento de R$ 836,7 mil. Até 2026, mil cafeicultoras capixabas serão beneficiadas com ações do projeto”, afirmou Bergoli.

Para o ano de 2025, o programa prevê um investimento de R$ 220 mil para atender 1.449 mulheres em 59 ações, que abrangem desde palestras e participação em feiras até consultorias especializadas.

Como Participar e Reconhecimento

Para se integrar ao programa, a agricultora ou pescadora deve estar inscrita no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e buscar o escritório local do Incaper, a Seag ou um dos programas apoiados em seu município.

O “Elas no Campo e na Pesca” já recebeu reconhecimento pela sua relevância:

  • 2020: Vencedor do Prêmio Inoves Ciclos (Governo do Estado) nas categorias “Projeto de Resultados” e “Votação Popular”.
  • 2023: Lançamento de um livro interativo que reúne histórias de mulheres atendidas, com mais de 1.300 acessos.

A coordenadora do projeto, Patrícia Ferraz, reforçou o compromisso com o futuro e a ambição de tornar o Espírito Santo uma referência nacional.

“Com tantas iniciativas voltadas à inclusão e à valorização das mulheres rurais, o Espírito Santo tem potencial para se tornar referência nacional em assistência técnica e extensão rural com recorte de gênero. Seguimos na vanguarda, prestando um serviço público com qualidade, sensibilidade e compromisso com a transformação social”, concluiu Ferraz.


Fonte: PORTAL PONTO 03