#

Rio Cricaré: Prefeito decreta Situação de Emergência e São Mateus entra em racionamento de água

Publicado em: 10/10/2025

Compartilhe:


Abastecimento foi suspenso devido ao avanço da 'cunha salina', que elevou o nível de sal no rio; uso de água em atividades não essenciais está proibido.

O abastecimento de água em São Mateus, no Norte do Espírito Santo, foi suspenso devido ao excesso de sal no Rio Cricaré, que é a principal fonte de água do município. Diante da crise hídrica, o prefeito Marcus Batista divulgou um decreto na última quinta-feira (8), declarando Situação de Emergência e estendendo o racionamento a todos os bairros.

A população foi orientada a evitar qualquer tipo de desperdício até que a situação seja normalizada. O decreto proíbe o uso de água da rede pública em atividades não essenciais, como lavar calçadas, carros, muros, fachadas ou regar jardins com mangueira.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que o aumento da salinidade em alguns pontos do Rio Cricaré ocorreu por conta do avanço do mar para dentro do curso d’água. Este fenômeno é conhecido como ‘cunha salina’, quando a água do mar, naturalmente mais salgada, invade o leito do rio e se aproxima da área de captação de água potável.

A gravidade da situação foi confirmada por um estudo do Ceunes, campus de São Mateus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A pesquisa apontou que a água coletada no bairro Porto ultrapassou o limite de sal permitido pelo Ministério da Saúde, mesmo durante a maré baixa.

O decreto de Situação de Emergência permite ao município adotar medidas mais rápidas e rigorosas para enfrentar a crise e buscar soluções para a captação de água. Enquanto o Saae e a Prefeitura trabalham na normalização, a colaboração dos moradores, através da economia e do uso consciente da água, é fundamental para garantir o abastecimento essencial na cidade.


Fonte: PORTAL PONTO 03