#

Santa Casa de Misericórdia de Vitória assume gestão do Hospital Rio Doce em Linhares

Publicado em: 09/10/2025

Compartilhe:


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) garantiu que a transição não afetará o funcionamento da unidade, incluindo a maternidade

O Hospital Rio Doce, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, terá uma nova administração. A Santa Casa de Misericórdia de Vitória irá assumir a gestão da unidade, conforme anunciado pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, na quarta-feira (8).

O anúncio foi feito após uma audiência de conciliação e ocorre apenas cinco dias após o Hospital Rio Doce ter anunciado o fechamento por tempo indeterminado da sua maternidade, alegando grave crise financeira e falta de médicos plantonistas. O Ministério Público do Espírito Santo (MPES) havia ajuizado uma ação civil pública solicitando a intervenção do Estado no hospital.

Segundo Tyago Hoffmann, o período de transição da gestão será iniciado nesta quinta-feira (9) e, a partir da próxima quarta-feira (15), a Santa Casa assume definitivamente a direção do hospital. O secretário reforçou que a decisão garante a continuidade dos serviços essenciais.

“A Santa Casa de Misericórdia de Vitória vai assumir a gestão do Hospital Rio Doce, garantindo toda a assistência na maternidade e em todos os serviços do hospital, como já havíamos antecipado,” disse o secretário estadual de saúde.

 

Ele também agradeceu a antiga administradora, a Fundação Rio Doce, por não ter apresentado objeções ao acordo.

Crise Financeira

A Fundação Rio Doce havia justificado o fechamento da maternidade pela escassez de médicos e por um déficit financeiro crônico, alegando que os repasses do Ministério da Saúde cobrem apenas cerca de 60% dos custos reais de atendimento, gerando uma dívida que chega a quase R$ 100 milhões.

Em seu pronunciamento, o secretário de Saúde destacou que a mudança de gestão reforça o compromisso estadual com a saúde pública na região.

“Reforça o compromisso do Governo do Estado com uma saúde pública forte, humana e presente onde o capixaba mais precisa,” declarou Tyago Hoffmann.

A intervenção e a nova gestão têm o objetivo de estabilizar o Hospital Rio Doce, restaurar a capacidade operacional completa da unidade e, fundamentalmente, garantir a retomada imediata dos serviços vitais, como a maternidade, para atender à população do Norte Capixaba.


Fonte: PORTAL PONTO 03