O Hospital Infantil Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, realiza no próximo dia 24 de setembro a primeira edição do Seminário de Saúde Mental na Infância e Adolescência, em parceria com a Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades). O evento é gratuito, com inscrições abertas e vagas limitadas, e acontece no auditório do Ifes – campus Vila Velha.
A iniciativa é voltada a profissionais de saúde, educação e assistência social, além de servidores que atuam na Primeira Infância e acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional.
O seminário integra as ações do Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio e valorização da vida. O Himaba é referência estadual em saúde mental infantojuvenil, com mais de 5,2 mil atendimentos e cerca de 13 mil procedimentos realizados entre 2022 e 2025, incluindo consultas de psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional e internações.
O diretor-geral do Himaba, Claudio Amorim, destacou a importância do evento:
“A saúde mental na infância é um foco de cuidado e humanização no Himaba, pois entendemos o papel da assistência nessa fase. Promover espaços de diálogo e atualização, como esse seminário, nos coloca um passo à frente em nossa missão de aprimorar o cuidado assistencial.”
Já o subsecretário de Estado de Articulação de Políticas Intersetoriais, José Tadeu Marino, ressaltou que o encontro reforça a necessidade de aprofundar a discussão sobre o tema:
“O seminário reforça a necessidade de se discutir a temática da saúde mental nas diferentes fases da infância e adolescência.”
8h: Credenciamento
8h30: Atração cultural
8h45: Mesa de abertura
9h15: Palestra Estilo de Vida e os Impactos na Saúde Mental e no Comportamento – psiquiatra Sthefanny Lima
10h: Debate
10h30: Palestra O cuidado do adolescente em sofrimento mental
11h: Debate
12h: Pausa
13h30: Mesa-redonda Caminhos para o cuidado em Saúde Mental para o público infantojuvenil no ES
14h: Mesa-redonda Desmistificando o TEA e o TDAH – pediatra Livia Cremasco
14h30: Mesa-redonda O impacto do diagnóstico no ambiente escolar – Giovanne Tonoli
15h: Mesa-redonda Panorama da Saúde Mental Infantojuvenil no Estado: Capsi e Serdia – Equipe da RAPS
15h30: Debate
16h: Encerramento
Local: Auditório do Ifes, campus Vila Velha – Av. Min. Salgado Filho, 1000, Soteco, Vila Velha
Data: 24 de setembro
Horário: 8h às 16h
Público-alvo: Profissionais da saúde, assistência social, educação, áreas ligadas à Primeira Infância e acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional
Inscrições: Inscrições gratuitas no link.