#

Pai é preso por deixar filhos de 3 e 5 anos sem comida, sem água e em meio a fezes no ES

Publicado em: 23/08/2025

Compartilhe:


Mãe que não morava no local se apresentou ao Conselho Tutelar da Serra e comprovou que tinha condições de ficar com as crianças.

Um pai foi preso na quinta-feira (21), por permitir que os filhos, de 3 e 5 anos, vivessem em condições insalubres dentro de uma casa em Novo Horizonte, na Serra, Grande Vitória. Segundo o Conselho Tutelar, os meninos moravam com o pai e estavam sem acesso a comida, sem água, em meio a fezes espalhadas pelo chão e apenas com um colchão para dormir.

 
As crianças foram retiradas da residência, acolhidas, e, na manhã dessa sexta-feira (22), a mãe se apresentou ao conselho e comprovou condições de ficar com os dois meninos.
 
Os nomes dos envolvidos e não estão sendo divulgados para preservar a identidade da crianças, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).
 
O conselho tutelar chegou até a residência após receber uma denúncia anônima. Inicialmente, a informação era de que as crianças estavam fora da escola. O menino mais velho é autista.
 
“Cheguei lá, o pai resistiu, não me deixou entrar, gritava muito lá dentro. Eu ouvia crianças chorando. Era um ambiente esquisito, com odor muito ruim, então a polícia foi chamada. Ele estava transtornado, até xingou e tentou impedir a entrada dos policiais. Quando entramos, vimos situação lastimável, como nunca vi na vida", relatou a conselheira tutelar Andreia Ferreira.
Com a presença da polícia, o pai acabou permitindo a entrada dos conselheiros e policiais. Dentro da residência, foram confirmadas as condições de abandono, sujeira por todos os cômodos, fezes e lixo espalhados, pontas de cigarro, ausência de alimentos, de geladeira e de fogão.
 
As crianças foram retiradas imediatamente do local e levadas a um abrigo institucional. O pai foi conduzido à delegacia.
 
 
Situação da mãe
 
Na manhã desta sexta-feira (22), a mãe das crianças compareceu ao Conselho Tutelar e relatou que havia deixado os filhos com o pai há cerca de seis meses, após ter sido vítima de violência doméstica. Segundo ela, desde então, não teve mais acesso à casa e o homem não permitia que visse os meninos.
 
A mãe apresentou comprovantes de transferências via Pix feitas ao pai e vídeos que mostravam sua casa em Vila Velha em condições adequadas. Também comprovou que o filho mais velho estava matriculado na escola, mas não era levado às aulas pelo pai.
 
Após avaliação, o Conselho decidiu pela reintegração das crianças à guarda da mãe, com acompanhamento do Conselho Tutelar da região onde ela mora.
 
Importância da denúncia
 
A conselheira tutelar reformou a importância de alguém ter feito a denúncia. Segundo Andréia, outros familiares do pai viviam no mesmo prédio, mas nunca fizeram qualquer denúncia ou procuraram o Conselho, e nem mesmo se aproximaram ou conversaram com a equipe no local.
 
"Graças a Deus que alguém denunciou. Viu uma situação, parece que tá acontecendo alguma coisa, denuncia, que alguém vai lá checar e fazer alguma coisa. Poderia ter acontecido alguma coisa pior, esses meninos poderiam ter morrido. Não sei quem fez a denúncia, mas muito obrigada, a gente como sociedade precisa estar atento a isso”, reforçou.
Pai foi levado para o presídio
 
A Polícia Civil informou que o suspeito, de 41 anos, foi conduzido à Delegacia Regional da Serra, autuado em flagrante por abandono material e impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função. Após os procedimentos de praxe, ele foi encaminhado ao sistema prisional.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) confirmou a entrada do pai no Centro de Triagem de Viana, na Região Metropolitana de Vitória, na manhã desta sexta-feira (22).
 
 

 


Fonte: noroeste news