Durante a apresentação dos estudos técnicos, foi constatada a inviabilidade da Barragem Bamburral, em razão de limitações técnicas, ambientais e econômicas que elevariam o custo da obra para mais de R$ 100 milhões, sem solucionar de forma definitiva o problema de abastecimento.
Como alternativa, foi apresentado um novo projeto a ser desenvolvido na bacia do Rio Cricaré, que possui maior capacidade de abastecimento. O investimento inicial previsto é de R$ 1,4 milhão para a elaboração de estudos técnicos em três áreas, com definição do local mais adequado a partir de critérios financeiros e ambientais.
A presença da gestão municipal na reunião garante que São Mateus esteja diretamente representado nas definições sobre o futuro do abastecimento de água, participando da construção de soluções concretas para a cidade.
“Essa é uma demanda histórica e extremamente importante. Por isso essa parceria entre Governo e Prefeitura. A Prefeitura colocou como prioridade número 1, ou melhor, número 0, como disse o prefeito. Estamos juntos para buscar uma solução, mesmo sabendo que não se trata de um desafio simples”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.