#

Página inicial Estadual Governo do Estado lança plataforma 'Conselho de Usuários ES' para fortalecer a melhoria dos serviços públicos

Publicado em: 19/08/2025

Compartilhe:


Governo do Estado lança plataforma 'Conselho de Usuários ES' para fortalecer a melhoria dos serviços públicos

A nova ferramenta, que está integrada ao Acesso Cidadão, possibilita que cidadãos capixabas se cadastrem e participem dos Conselhos de Usuários, contribuindo com sugestões, avaliações e feedbacks sobre os serviços oferecidos pelo Governo, em um ou mais órgãos. Dessa forma, o Estado reforça o compromisso com a transparência, o controle social e a gestão orientada para resultados.
 
Com um layout intuitivo e acessível, o Conselho de Usuários permite que os cidadãos conduzam pesquisas e compartilhem experiências sobre a qualidade dos serviços públicos a qualquer momento, no Fórum de Melhorias de Serviços Públicos, espaço aberto destinado à exposição de propostas. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como enquetes, rankings de engajamento, propostas de melhorias, comentários, debates e notificações.
 
A ouvidora-geral do Estado, Giselli Ballestrassi, destacou que a criação da plataforma amplia os canais de diálogo com a sociedade e fortalece a cidadania ativa. “O Conselho de Usuários ES nasce como um espaço democrático e acessível, no qual os cidadãos capixabas terão a oportunidade de avaliar e propor melhorias para os serviços que utilizam no seu dia a dia. Essa escuta qualificada e ativa da população é fundamental para que possamos evoluir na prestação dos serviços públicos”, pontuou.
 
O subsecretário de Estado de Transparência, Fabiano Louzada, também reforçou que a iniciativa reforça o compromisso do Espírito Santo em ser referência em inovação, transparência e boa governança. “A plataforma aprimora o nosso alinhamento com um princípio fundamental da transparência: a participação social. Queremos que a população seja protagonista nesse processo de avaliação, trazendo percepções reais sobre os serviços utilizados na sua rotina. Assim, promovemos uma gestão cada vez mais participativa e que coloca os cidadãos no centro das decisões”, completou.

 

 


Fonte: noroestenews