O deputado Marcelo Santos (União) é autor do Projeto de Lei (PL) 387/2025, que reconhece como turística a Rota dos Pomeranos, localizada no município de Domingos Martins. “A cultura pomerana é um importante atrativo local, expressando-se em diversas manifestações: costumes, tradições, música, dança, artesanato, folclore, língua, religião, gastronomia e arquitetura. Enfim, são inúmeros os motivos que tornam essa região uma das mais promissoras rotas turísticas e culturais do Espírito Santo”, afirma o presidente da Ales.
Na justificativa da matéria, o autor lembra que a Pomerânia foi anexada pela Prússia em 1720. A maioria dos imigrantes se dirigiu à Colônia de Santa Leopoldina no final do século 19. Essa foi a alternativa diante de um cenário adverso nos aspectos político, social e econômico.
Em 1907, 33 famílias fundaram a comunidade de Tijuco Preto, no município de Domingos Martins, onde está a Igreja Evangélica de Lutero. Hoje a localidade tem mais de 5 mil moradores e economia baseada na agricultura familiar, com destaque para a produção de café, morango, gengibre e mexerica, além da criação de tilápia.
A proposta do parlamentar altera o Anexo I da Lei 12.017/2023, que compila a legislação em vigor referente à criação de rotas turísticas no estado. O autor apresentou requerimento para que o projeto seja analisado em urgência na Casa.
Acompanhe o andamento do PL 387/2025 na Ales
Fonte: POLÍTICA ES