Advogados, juristas e magistrados com atuação de destaque na área do Direito foram homenageados em sessão solene realizada nesta quarta-feira (13) com a entrega da Comenda do Mérito Legislativo Agesandro da Costa Pereira. O evento na Assembleia Legislativa (Ales) partiu da iniciativa do parlamentar Hudson Leal (Republicanos).
O propositor da solenidade revelou a dificuldade de escolher os homenageados, mas revelou que acabou optando por dar destaque a profissionais que atuam no interior. “Fico muito honrado de ser o deputado proponente desta sessão”, contou.
O desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Robson Luiz Albanez, se emocionou ao lembrar do patrono da honraria, que foi seu professor universitário: “é um ser humano que deixou muita saudade”. O convidado citou palavras como orgulho e gratidão para agradecer o recebimento da comenda.
Albanez frisou o trabalho do advogado, morto em 2018, como exemplo na defesa das instituições democráticas e dos direitos humanos à frente da OAB-ES. “Inclusive, Dr. Agesandro se destacou muito no combate ao crime organizado”, observou.
Procuradora do Estado, a filha do patrono da noite, Santuzza da Costa Pereira, avaliou que a comenda representa o compromisso dos homenageados para a construção de uma sociedade mais justa e livre. “Somos a última trincheira de resistência contra o arbítrio, as ilegalidades, o abuso de poder, o autoritarismo”, destacou.
O procurador-geral da Ales, Anderson Pedra, falou do desafio dos homenageados em “carregar um pouco do legado” de Agesandro. Na opinião do convidado, a comenda “é um símbolo de que ao fazer a coisa certa, seja no Ministério Público, na Defensoria Pública, no Judiciário, na Procuradoria do Estado, na Procuradoria-Geral da Assembleia, na advocacia privada, nosso trabalho será reconhecido”, completou.
Em nome dos agraciados pela honraria, o secretário de Relações Institucionais da Ales, Giuliano Nader, disse que receber a comenda por ocasião do Dia do Advogado (11 de agosto) “é uma honra que transcende o reconhecimento individual, é antes de tudo um chamado à responsabilidade”, destacou.
Também compuseram a mesa de autoridades o procurador-geral de Justiça, Francisco Martinez Berdeal; e o defensor público-geral, Vinicius Chaves de Araújo.
Comenda
A Comenda do Mérito Legislativo Agesandro da Costa Pereira foi criada por meio do Projeto de Resolução (PR) 21/2018, assinado pelo então deputado Esmael de Almeida. Segundo o texto, o objetivo da medida é “homenagear advogados, juristas, magistrados e notáveis pela advocacia pública que tenham se destacado no cenário jurídico e por seus feitos notórios”. A matéria foi transformada na Resolução 5.904/2018.
Lista de homenageados
Fonte: POLÍTICA ES