#

Espírito Santo pode ganhar um novo feriado; entenda proposta

Publicado em: 03/07/2025

Compartilhe:


Projeto foi apresentado pelo deputado Coronel Weliton (PRD) e prevê decretar feriado em todo o Estado

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) começou a discutir um novo projeto para declarar como feriado estadual o dia 23 de maio, data em que se comemora a Colonização do Solo Espírito-Santense. Iniciativas semelhantes já foram arquivadas ao menos duas vezes nos últimos 20 anos.

A nova proposta foi apresentada pelo deputado Coronel Weliton (PRD) na última segunda-feira (30). O parlamentar afirma que a institucionalização da data em âmbito estadual contribuirá para que todos os capixabas tenham a oportunidade de refletir sobre a origem do Estado, resgatar a história, fortalecer a identidade regional e celebrar as raízes culturais que formam a base da sociedade espírito-santense.

Foi em 23 de maio de 1535 que Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, aportou em solo capixaba, dando início ao processo de colonização da região. Atualmente, a data é comemorada somente em Vila Velha, local onde o português desembarcou.

 

Propostas semelhantes não foram aprovadas

Há quase 20 anos os deputados discutem propostas para transformar a data em feriado estadual, mas nenhuma foi aprovada. Em 2007, a então deputada Janete de Sá levou o tema para plenário, mas, ao ser encaminhada para avaliação do Executivo estadual, a iniciativa não foi sancionada pelo então governador Paulo Hartung e terminou arquivada.

Decidi vetar todo o teor por considerá-lo contrário ao interesse público, tendo em vista que o país já tem um intenso calendário de feriados, o que prejudica as atividades produtivas,  disse Paulo Hartung, Governador na época.

“Ao mesmo tempo, o Poder Executivo entende que a melhor maneira de se homenagear a data da Colonização do Solo Espírito-santense é trabalhando para o desenvolvimento econômico e social, e que a decretação de ponto facultativo no dia 23 de maio, já se constitui num gesto de valorização da aludida data”, completou.

Em 2024, quem propôs criar o feriado foi o deputado Sérgio Meneguelli (Republicanos). Depois, o próprio tirou a proposta de tramitação e houve o arquivamento

 


Fonte: FA Noticias