#

Bandeira tarifária muda e conta de luz ficará mais cara em maio

Publicado em: 05/05/2025

Compartilhe:


Após meses de bandeira verde, Aneel anuncia cobrança extra nas contas de energia por causa da redução das chuvas no país

A conta de luz vai pesar mais no bolso dos capixabas a partir de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, no último dia 25, aplicar a bandeira tarifária amarela no próximo mês. Com a mudança, haverá um custo extra de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Desde dezembro de 2024, as contas de energia estavam sob a bandeira verde, sem cobrança adicional, devido às boas condições de geração no país. No entanto, segundo a Aneel, a redução das chuvas com o fim do período chuvoso provocou a necessidade de alteração no sistema.

"Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara", informou a agência.

 

Bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias busca tornar mais transparente para o consumidor o custo real da geração de energia elétrica no país. As cores — verde, amarela ou vermelha — indicam a situação dos recursos hídricos e o impacto nos custos do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Quando a bandeira verde é adotada, não há acréscimos na conta de luz. Já as bandeiras amarela e vermelha indicam que o custo da geração está mais elevado, resultando em cobranças adicionais a cada 100 kWh consumidos.

O acionamento da bandeira amarela reflete a expectativa de menor produção das hidrelétricas e o possível aumento do uso de termelétricas, cuja energia é mais cara, para garantir o abastecimento no país.

 


Fonte: Regional ES