"Me senti indignada, pois eu e minha família sempre usávamos a marca da Colgate Total 12 por anos e nunca tivemos problema algum, então jamais poderia imaginar que a pasta de dente fosse causar um estrago daqueles na minha boca", afirma a educadora.
Na sequência, ao procurar a Colgate, Denise reclama da dificuldade em registrar reclamações e ter algum tipo de suporte da empresa. Ela defende uma comunicação mais clara e transparente por parte das fabricantes de produtos de uso diário. "E aumentar a letra das embalagens, que estão cada vez menores, praticamente ilegíveis", diz.
Por causa do ocorrido, ela afirma pretender processar a empresa após ficar com os lábios inchados por cinco dias e já tem um advogado cuidando de seu caso. Ela afirma que entrará na Justiça nos próximos dias para a reparação dos danos físicos e psicológicos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, no final de março, a interdição cautelar de todos os lotes do creme dental utilizado por Denise, por trazerem, em sua formulação, a substância fluoreto de estanho.
A decisão foi resultado de uma avaliação de risco feita pela Anvisa e foi adotada diante da ocorrência de um número significativo de efeitos indesejáveis associados ao uso do produto, lançado no país em julho de 2024 com nova formulação.
Em nota disponibilizada no portal da empresa e atualizada na última terça-feira, 8, a Colgate afirma cumprir "com seu compromisso com o consumidor" e "lamentou profundamente as situações adversas envolvendo o uso do creme dental Total Prevenção Ativa Clean Mint".
"Entendemos a relevância das reações relatadas por uma parcela de nossos consumidores e temos forte compromisso com a apuração de cada relato. Asseguramos que a fórmula do produto está em conformidade com as regras e padrões de saúde estabelecidos por órgãos nacionais e internacionais e foi amplamente testada para garantir a sua segurança", segue a nota.
"Em linha com as manifestações da Anvisa, caso você perceba qualquer tipo de desconforto, irritação ou alteração incomum ao utilizar o produto, suspenda o uso imediatamente e entre em contato com o seu dentista. Estamos à disposição para trocar o produto por meio dos canais de atendimento indicados abaixo", finaliza a empresa, indicando o telefone 0800 703 77 22 como opção para contato com a companhia, além do canal de mensagens. https://www.colgatepalmolive.com.br/contact-us#
Procurada para falar do caso específico de Denise, a empresa reforçou que "cada relato está sendo tratado com atenção, com forte compromisso da Colgate na apuração. Nesta semana fizemos contato com a Sra. Denise Correia", finaliza a companhia.