#

Futura: Barrigueira tem 49,3% e Fagundes, 22,8% na disputa em Nova Venécia

Publicado em: 11/09/2024

Compartilhe:


Eleitores do município ouvidos no projeto 100% Cidades também avaliaram os serviços da atual gestão e apontaram os que mais usam

O ex-prefeito Lubiana Barrigueira (PSB) está na frente em Nova Venécia segundo a mais nova pesquisa eleitoral da Futura no projeto 100% Cidades divulgada nesta terça-feira (10).

LEIA TAMBÉM:

Eleitores de Nova Venécia querem saúde, revela pesquisa Futura

Assembleia será interditada para reforma e assessores e deputados vão trabalhar em home-office

“Prefeito da Serra tem que liderar o debate do VLT”, diz Roberto Carlos em sabatina

Na pesquisa estimulada, Barrigueira tem 49,3% contra 22,8% do atual prefeito André Fagundes (Podemos). Em terceiro lugar, aparece Antônio Emílio (PL), com 4,6% dos votos. Brancos e nulos somam 4,4% e os indecisos 18,9%.

Rejeição: em quem não votaria

Indagados sobre em qual candidato não votariam de jeito nenhum, os eleitores de Nova Venécia responderam de maneira equilibrada.

André Fagundes é rejeitado por 29,7%, Antônio Emílio por 20,8%, Lubiana Barrigueira por 11,7%. No eleitorado de Nova Venécia, a porcentagem de pessoas que não rejeita ninguém é de 31,9%, e a que rejeita todos é de 1,6%, enquanto 10,8% dos eleitores não souberam responder sobre rejeição.

Todos os eleitores questionados tiveram possibilidade de escolher mais de um candidato e acesso à lista de candidatos registrada no Tribunal Superior Eleitoral.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Lubiana Barrigueira também está na dianteira. Ele tem 37,6% das intenções de voto, enquanto André Fagundes tem 20,8%, Antônio Emílio, 3,7%.

Os brancos e nulos são 3,1%, outros candidatos foram citados por 0,4% e os indecisos somam 34,4% do eleitorado veneciano.

Prioridades

Os eleitores de Nova Venécia também apontaram em sua opinião quais deveriam ser as principais prioridades do próximo prefeito de Nova Venécia.

Essa pesquisa foi feita de maneira espontânea e os eleitores, em sua maioria, disseram que o mais importante para o próximo prefeito deve ser melhorar a saúde. Essa é a opinião de 63,9% dos entrevistados.

Em seguida, a prioridade deve ser melhorar a educação, escolha de 20,3%, depois melhorar a pavimentação das ruas, que foi a escolha de 10,5%. O saneamento básico foi destacado por 5,1% e a melhoria da segurança pública por 3,8%.

Outras prioridades elencadas por eleitores incluem a infraestrutura, a geração de empregos, mais médicos, mais assistência social e a construção de um posto de saúde.

Avaliação do governo

Na hora de avaliar o governo, os eleitores puderam dizer como avaliam serviços oferecidos em seus municípios, como água e esgoto, educação, saúde, segurança e transporte público.

Para 37,8% dos eleitores, os serviços de água e esgoto estão ótimos ou bons. 31,1% acham que está regular e 21,4% classificam como ruim ou péssimo. A educação foi avaliada como boa ou ótima por 38,4% como regular por 47,4% e como ruim ou péssima por 10,7%.

A saúde é vista como boa ou ótima por 21,9% regular por 33,8% e ruim ou péssima por 42,8%. Já a segurança foi avaliada como boa ou ótima por 33%, regular por 38,3% e ruim ou péssima por 23,6%.

Por fim, o transporte público teve a melhor avaliação de Nova Venécia. Ele é bem avaliado por 42,1% do eleitorado, visto como regular por 26,6% e classificado como ruim ou péssimo por 19,7%.

Quais serviços utiliza

O levantamento realizado pela Futura também questionou aos eleitores quais dos serviços públicos eles utilizam, entre saúde, água e esgoto, segurança, transporte público e educação.

A saúde é a mais reconhecida pelos eleitores: 73,7% disseram utilizar serviços de saúde, depois vieram os serviços de água e esgoto, utilizados por 68%.

A segurança foi citada por 53,1%; transporte público, elencado por 42,8% e a educação é utilizada por 38,6% dos venecianos; 6,4% dos entrevistados disseram não utilizar nenhum serviço e 1,3% não souberam responder.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, nos dias 30 e 31 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-09548/2024.

 


Fonte: Noroeste News