#

Jaguaré comemora volta da Festa do Produtor Rural. Veja programação!

Publicado em: 30/06/2022

Compartilhe:


Começa nesta quinta-feira, 30 às 19h, a tradicional 29ª Festa do Produtor Rural de Jaguaré. A festa é parte do calendário de eventos do município e será realizada no Parque de Exposições Alpheu Sossai. Paralelamente será realizada também a 4ª Feira do Produtor. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Jaguaré. A festa é realizada sempre após o período de colheita do café e, tradicionalmente, se converteu em comemoração dos produtores.
 
A festa será realizada após dois anos devido à pandemia de Covid-19 e segue até o dia 03 de julho. A programação prevê shows, minicursos e palestras, além da premiação do 1º Concurso de Café Conilon de Jaguaré. Na abertura da festa, a atração nacional fica por conta do capixaba Anderson Freire, que irá se apresentar após o cantor Jonny Mendes, com participação da cantora jaguarenses Geruza Luz.
 

O prefeito Marcos Guerra destaca que tradicional a Festa do Produtor Rural é um dos principais eventos do município. “Na verdade é a festa da cidade neste momento. Quero parabenizar o Sindicato Rural pela organização dessa festa com a 4ª Feira Agropecuária de Negócios. O município participa, apoiando esse importante evento para que as pessoas possam se divertir, além de fazer negócios na feira. É um momento de confraternização”, afirma Marcos Guerra.

 

Economia baseada no café

O café é a base econômica de Jaguaré e, no ano passado, apresentou uma produção de 33.750 toneladas em 12.525 hectares plantados. Dados do Incaper mostram que o café conilon é a principal fonte de renda em mais de 80% das propriedades rurais capixabas e gera 250 mil empregos diretos e indiretos. Em Jaguaré, todos os anos cerca de 5 mil pessoas chegam ao município para trabalhar na colheita do café conilon, em um período de 60 dias, que rende em média 800 mil sacas. A produção ultrapassa os cento e oito milhões de reais.

A colheita representa uma renovação para toda a cadeia produtiva, dos trabalhadores no plantio à exportação passando pela comercialização, o estabelecimento de viveiros e indústrias de beneficiamento do grão. Levantamento recente da Secretaria de Finanças do município aponta que a participação da produção agrícola no repasse do ICMS de Jaguaré é de 38,5%.

A maior parte desse percentual diz respeito a toda a cadeia do café mostrando, assim, a importância do produto para o desenvolvimento do município. Nos últimos três anos, o café representou 33% do ICMS recolhido pelo município acrescentando mais de 7 milhões de reais aos cofres do município. Para 2022, a expectativa é de produção recorde do café conilon em Jaguaré. 

 

Confira programação completa:

Dia 30/06/2022 – Quinta-feira – Gospel

19:00h – Show – Jhony Mendes e Geruza Luz

20:30h – Show – Anderson Freire

 

Dia 01/07/2022– Sexta-feira

09:00h – Abertura da 4ª Feira de Agronegócios

09:20h – Palestra: Notificações Sanitárias e seus Impactos na Exportação de Pimenta – Palestrante: Aureliano Nogueira da Costa – Superintendente SFA/ES Mapa.

09:50h – Palestra: Condução e Manejo da Pimenta do Reino – Palestrante: Alex Campanharo – Engenheiro Agrônomo e Consultor – UFES

10:20h – Palestra: Qualidade da Pimenta-do-Reino – Palestrante:  Marcelo Barreto da Silva – Coordenador do Programa Agro+/UFES.

13:00h – Reunião Presidentes de Sindicatos (FAES)

13:00h – Minicurso – Culinária Suína (SENAR)

18:00h – Minicurso – Culinária com Cordeiro e Barista (SENAR)

18:00h – Palestra: A Importância de um Sistema Radicular para Altas Produtividades – Palestrante: Gleidson Laurentino de Melo

18:30h – Palestra: Tecnologia de Aplicação com Drone- Palestrante: Professor Edney Leandro da Vitória – Campus São Mateus (Ufes)

19:00h – Palestra: Como Adubar sua Lavoura em Tempos de Crise. Palestrante: Ramon Castelo Canceglieri – Supervisor de Desenvolvimento de Mercado.

19:30h-   Palestra: Novas Opções Para o Controle de Pragas e Doenças do Café. Palestrante: Tamires Medeiros, Engª Agrônoma, Representante de Desenvolvimento de Mercado.

21:00h – Abertura Oficial da Festa

21:30h – Show – Felipe Fantin

23:30h – Show – Fernanda Pádua

 

Dia 02/07/2022– Sexta-feira

09:00h – Abertura da Feira

09:00h – Circuito Treinamento Agro Senar e Banco do Brasil

13:00h – Minicurso – Culinária com Cordeiro e Barista (SENAR)

15:30h – Palestra: Manejo Nutricional do Café Conilon com Fertilizantes Organominerais Natufert – Palestrante: Aline Alves Rodrigues Canceglieri –  Engª Agrônoma e Mestra em Fisiologia Vegetal

16:00h-    Palestra: Biofertilizantes. Palestrante: Drª Professora Cátia Simon

16:30h- Palestra: Tecnologia em Aplicação e Pulverização com Eficiência – Palestrante: Ariovaldo da Silva Neto – Técnico Agrícola – Graduando de Agronomia.

17:00h – Premiação do 1º Concurso de Café de Jaguaré

18:00h – Minicurso – Culinária Suíno (SENAR)

19:30h – Palestra: Tecnologia de Aproveitamento de Nutrientes em lavouras de alta Produção – Palestrante: Aedyl Nacib Lauar – Kid – Engº Agrônomo, desenvolvimento de mercado da SATIS indústria de fertilizantes.

21:30h – Show –    Didiu & Cia

23:30h – Show – Joao Neto & Frederico – Nacional

 

Dia 03/07/2022 – Domingo

13:00h – Minicurso – Culinária Suína e Barista (SENAR)

13:30h – Palestra: Eficiência Energética; Benefícios na Aplicação de Inversores de Frequência nos Sistemas de Irrigação. Palestrante: Patrícia Rafaelle Pereira de Sá – Engenheira Elétrica.

14:00h – Palestra: Eficiência Hídrica; Sistema de Sensoriamento Remoto IGF Smart, Balanço Hídrico, Uso de Tensiometria, Sensor de Humidade de Solo e Estação Meteorológica. Palestrante: Fernando Toretta – Técnico em Automação

14:30h – Palestra: Fértil Irrigação Automática; Ferti Irrigação Automática FertTech, Beneficios do Sistema de Aplicação de Fertilizantes via Irrigação Localizada. Palestrante: Fernando Toretta – Técnico em Automação.