#

RECORDE | 200kg de tomate, 15 l de azeite: Conceição da Barra quer fazer maior moqueca capixaba do mundo

Publicado em: 30/06/2022

Compartilhe:


A cidade de Conceição da Barra, no Norte do Espírito Santo, se preparar para bater o recorde de maior moqueca capixaba do mundo.

A ideia é preparar o prato com cerca de 600 quilos de peixe durante a festa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores.

Utensílio indispensável para o preparo de pratos tradicionais da culinária capixaba, uma panela de barro com 1,4 metro de diâmetro já está pronta para cozinhar a maior moqueca.
 
A panela de barro gigante foi produzida em Vitória pelas paneleiras do bairro Goiabeiras, que são as guardiãs deste saber tradicional.
 
A panela de barro foi o primeiro patrimônio imaterial registrado no Livro de Registro dos Saberes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2002.
 
 
"As paneleiras de Goiabeiras sempre nos ajudam em todos os eventos que nós estamos presentes. Estamos no quarto evento da maior moqueca do mundo e elas têm nos dado uma grande força para a evolução desse festejo", falou o secretário de Turismo de Conceição da Barra, Roberto Malacarne.
 
 
Além da mais de meia tonelada de peixe, a receita vai levar 200 kg de tomate, 120 kg de cebola, 15 kg de alho, 5 kg de colorau, 15 l de azeite, 50 kg de farinha de mandioca, 120 kg de arroz, 100 maços de coentro, 80 maços de cebolinha, 20kg de limão e sal.
 
A estrutura da festa está foi montada na Praça do Cais e as comemorações vão de quinta-feira (29) a domingo (3). A programação também vai acontecer perto do farol.
 
Os festejos em homenagem ao santo não aconteciam desde 2019. As comemorações movimentam a rede hoteleira da cidade.
 
 
"Já estou com 50% de ocupação e creio que, na hora, acaba de encher e é só alegria. Tinha que ter mais, pelo menos um santo por mês", comemorou o empresário Ricardo Mafra, dono de uma pousada.
 
 
O preparo da maior moqueca capixaba do mundo está marcado para começar na manhã de sábado (2).
 
As porções serão vendidas a R$ 20. Os tíquetes podem ser comprados antecipadamente na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, à qual o valor arrecadado com a venda da moqueca será revertido.
 
 

Fonte: Noroeste News