Uma adolescente de 13 anos foi vítima de estupro após fugir de casa em Cariacica, na Grande Vitória, na madrugada desta última terça-feira (2). A jovem foi levada para um motel por um desconhecido que a violentou e a abandonou na rua. Até o momento, ninguém foi preso.
Os nomes da vítima e de seus responsáveis não estão sendo divulgados para preservar sua identidade, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com o Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Militar, a adolescente fugiu de casa no bairro Tiradentes por volta das 4h30, depois de um desentendimento com a mãe.
A jovem relatou à polícia que, na rua, foi abordada por um homem de barba que a convenceu a entrar em um carro branco. A vítima foi levada para um motel, onde foi submetida a violência sexual continuada em uma suíte de luxo.
Após as agressões, o suspeito a levou a um posto de gasolina, onde comprou chocolates, salgados, refrigerante e um achocolatado, e em seguida a abandonou no bairro Rio Marinho, em Vila Velha.
Uma moradora encontrou a menina e acionou as autoridades. A adolescente foi levada para a Unidade de Saúde da Família (UBF) do bairro, onde a violência sexual foi confirmada.
O Conselho Tutelar foi acionado e informou que o caso da jovem já é acompanhado. Uma conselheira relatou aos policiais que a menina tem histórico de fugas, sendo a última em 19 de junho, quando ficou seis dias fora de casa. A conselheira apontou ainda que a adolescente apresenta um quadro psicológico que requer atenção.
“A minha filha tentou fugir do agressor, mas o homem a pegou e a colocou dentro do carro.” disse a mãe da adolescente.
A Polícia Civil informou que a ocorrência foi registrada na Delegacia Regional de Cariacica. A adolescente foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Científica (PCIES), em Vitória, para realizar exames.
O caso segue sob investigação da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e, por envolver menor de idade, corre em sigilo.
O que é estupro de vulnerável?
Estupro de vulnerável é um crime sexual em que a vítima tem menos de 14 anos ou não tem capacidade de se defender, por estar dopada ou doente, por exemplo. O crime é previsto no artigo 217-A do Código Penal, com pena de 8 a 15 anos de prisão.
Se resultar em lesão corporal grave, a pena pode chegar a 20 anos.
Se resultar em morte, a pena varia de 12 a 30 anos de prisão.