ES tem mais de 100 mil empresas endividadas, aponta Serasa

Um levantamento feito pela consultoria especializada em informações de crédito, Serasa Experian, constatou mais de 100 mil empresas endividadas no Espírito Santo em dezembro de 2017. A maior parte delas é pequena ou micro e está no setor de prestação de serviços e de comércio.

No Brasil, o número foi recorde e alcançou 5,3 milhões de empresas inadimplentes. Em relação a dezembro de 2016, houve um acréscimo de cerca de 500 mil CNPJs com dívidas em atraso –alta de 10,8%.

“As empresas prestadoras de serviço e comércio somam mais de 90% do total de inadimplentes. Isso significa que a empresa deixou de pagar algum fornecedor, alguma compra ou algum endividamento bancário. Isso fez com que ela ficasse com seu nome negativado, com seu nome sujo na praça”, explicou o doutor em finanças Fernando Galdi.

Ele disse que as empresas menores se endividam porque dependem muito de crédito ou do próprio recurso.

“São empresas, normalmente, menores, mais familiares e que dependem muito de crédito. Então, com a crise em 2015 e 2016, muitas dessas empresas começaram a passar sérias dificuldades. Em 2017, teve uma leve recuperação da economia, mas ainda não chegou a 100% das empresas. Então, o número cresceu em dezembro”, falou Galdi.

O especialista destacou o bom momento para renegociar as dívidas por causa da taxa de juros mais baixa.

“Tem diminuído. Ainda não chegamos num patamar ideal, mas as taxas que os bancos têm cobrado das empresas têm diminuído gradualmente. Essa manutenção da taxa baixa por longos períodos é o que vai fazer com que o custo do dinheiro fique menor para as empresas no Brasil”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *