Ficar sentado é o novo fumar

VITÓRIA(ES) – Mais de sete horas: essa é a média de tempo que as pessoas passam sentadas por dia, podendo chegar a 15 horas em alguns casos. O que muita gente não sabe é que ficar sentado por muito tempo aumenta o risco de problemas cardíacos, obesidade, diabetes e até câncer.

O cardiologista e cirurgião cardiovascular Schariff Moysés explica que o hábito é ruim para todos, até mesmo para aqueles que têm uma rotina saudável e praticam exercícios físicos com frequência. “Existe uma analogia com o cigarro: fumar é ruim para a saúde sempre, mesmo que a pessoa seja aparentemente saudável. É a mesma coisa de ficar sentado por muito tempo”, explica Schariff Moysés.

A recomendação do cardiologista é que sejam feitos alguns intervalos a cada 30 minutos para quebrar o tempo sedentário e ativar o metabolismo. Levantar, atender ao telefone em pé, fazer alguns alongamentos, optar pelo banheiro mais distante e utilizar a escada ao invés do elevador são algumas dicas.

“Além de evitar ficar muito tempo sentado, é importante incluir na rotina os exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Visitar o seu médico com frequência também é importante para evitar problemas com a saúde”, finaliza o cardiologista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *