UPA 24 horas começa a funcionar este mês em São Mateus

SÃO MATEUS (ES) – Agora é pra valer! O grande investimento na área de saúde para o município de São Mateus nos últimos dez anos – com exceção do Hospital Roberto Silvares que neste período passou por reforma e pequena ampliação em alguns setores – a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está com os dias contados para entrar em funcionamento.

Localizada anexo à Praça Amélia Boroto, no bairro Sernamby, a UPA foi construída ainda no governo do ex-prefeito Amadeu Boroto (PSB) e inaugurada ao final do seu mandato, no dia 30 de dezembro de 2016, às vésperas da transmissão do mandato para o atual prefeito Daniel Santana Barbosa (PSDB).

Mas, ao invés de ter começado a funcionar no mesmo dia, isto não aconteceu. Até então não funciona por falta de infraestrutura, corpo clínico e até equipamentos, o que não deve ser o caso agora: a administração trabalha com o objetivo de colocar a UPA em funcionamento antes do final do mês de janeiro com tudo que é preciso para atender à população.

Construída com recursos do Governo Federal através do Ministério da Saúde, a UPA de São Mateus segue os padrões nacionais e, ao contrário do que foi ventilado desde a assinatura da ordem de serviço para a sua construção, ocasião em que o Governo do Estado se prontificou em estabelecer uma pareceria com o município para colocar a unidade em funcionamento, isto não aconteceu.

O próprio subsecretário de Estado da Saúde, Fabiano Marilin descartou a possibilidade de haver convênio com o município para bancar alguns dos serviços na UPA como cessão de funcionários, como cogitara a princípio. Pela origem do convênio, quem tem que assumir o funcionamento da UPA é o município”, disse.

O secretário de Saúde Eduardo Ribeiro Moraes afirmou esta semana que a unidade está pronta para ser inaugurada, só faltando pequenos detalhes como acabamento em algumas salas, o que foi prejudicado devido as recentes chuvas. Já o secretário de Governo Victor Guarnandi garantiu que a intenção do prefeito Daniel é entregar a UPA à população como símbolo de um grande marco na sua administração neste segundo ano de mandato. “O prefeito está trabalhando nesta linha para melhorar o atendimento de saúde da população” – disse.

E concluiu: “Com o início de funcionamento da UPA muitos dos serviços que são oferecidos pelo Hospital Roberto Silvares serão absorvidos pela unidade. É essa nossa principal meta, e a do prefeito”, destacou.


(*Com informações do Jornal A Ilha/ Hilmar de Jesus)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *