>UFES / São Mateus recebe novo laboratório para garantir a qualidade dos produtos agrícolas

SÃO MATEUS (ES) – A Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) vai contar com um laboratório de análise de resíduos químicos que deverá ser instalado em março, no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus. O investimento de R$ 300 mil foi garantido por uma emenda individual ao Orçamento da União do deputado federal Evair de Melo (PV-ES).

De acordo com o professor Marcelo Barreto, coordenador do Programa Agromais do Ceunes, os equipamentos já foram adquiridos e serão úteis para formação de estudantes em iniciação científica e para as pesquisas dos alunos do mestrado.

Evair destacou que com o laboratório, os pesquisadores capixabas não vão mais precisar enviar amostras de suas pesquisas para serem analisadas em outros estados, além de agilizar e garantir o resultado dessas pesquisas.

O laboratório estará à disposição da comunidade e vai subsidiar pesquisas científicas que contribuem para a melhoria da qualidade dos produtos agrícola, entre eles a pimenta do reino, o mamão, o coco e o café. “Com esse laboratório, será possível atestar a qualidade dos produtos e identificar, por exemplo, resíduos agroquímicos que podem impedir a comercialização no mercado”, informou o professor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *